verbo inglês, ir <s>construindo</s> editando uma wiki

.posts recentes

. Academia Wikipédia, Expon...

. "A" votação ou "A" hora

. Duas perguntas...

. A sustentabilidade da Wik...

. Pseudo-ciência

. Arbitrar

. Concursos

. É proibido adjectivar

. Apologia da gralha públic...

. O efeito esquecimento

.arquivos

. Abril 2010

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008

Inventem-se novos administradores

O penico da Wikipédia instalou uma política tão forte de "pedido de desnomeação/suspensão na hora" que gerou uma espiral de silêncio que ninguém se atreve a romper.

 

Ninguém pode bloquear um insulto, ninguém pode simplesmente dizer que não é obrigado a ler palavrões que não profere. Cacocratas criam interpretações rocambolescas de regras mais claras que a água.

 

Inocentes-óptimos-trabalhadores-e-experientes usuários com 3 a 4 artigos editados por cada 10 comentários verborrágicos e incendiadores, encolheram para um canto quem devia manter a educação no mínimo dos mínimos. De tal forma que cacocratas são agora inocentes-óptimos-trabalhadores-e-experientes usuários e há-2-dias-administradores-que-até-há-2-dias-eram-imparciais são agora censores de e para sempre.

 

As flamewars de origem peniquesca chegaram a um nível de descontrolo tal que a minha única sugestão é a auto-desnomeação generalizada acompanhada de auto-banimento a domínios que não o principal, os trolls que se auto-alimentem.

 

Concluíndo com uma citação que há 2 anos pareceria impossível (deveria, e quereria certamente, ter escrito: "mil vezes menos bestas"): Esse MC já torrou as paciências, como vocês ainda aguentam ele aqui? Se conseguiram me expulsar por coisas mil vezes mais bestas, por que não conseguem expulsá-lo daqui? Aqui não é local pra crianças, isto é uma enciclopédia.

publicado por EP às 03:04
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Jorge a 14 de Dezembro de 2008 às 13:40
A questão não é que não se pode bloquear um insulto, acho que a questão é que os mesmos que bloqueiam os insultos, insultam.

A mim me parece muito fácil parar com isto: é só seguirem as regras antes de quererem que outros as sigam .

Quer me parecer que os administradores deveriam dar o exemplo, mas na pt.wikipedia não dão. Ou melhor, dão sim, o exemplo de como descumprir diariamente as normas de conduta.

Enquanto isto permanecer, permanecerão as disputas.
De EP a 24 de Dezembro de 2008 às 12:40
Jorge sendo os insultos bidireccionais também as sanções deverão ser, a justiça por mim era completamente cega.

Mas o maior problema que vejo é que bloquear um insulto passou a ser um acto censório... E os insultadores que descrevo até passaram a gozar de boa reputação por pura ausência de resposta devida (porque respostas alimentadoras de trollice são sempre dadas).
De Jorge a 24 de Dezembro de 2008 às 15:48
Bem, mas aí entra outro problema: o coleguismo. Eu e você sabemos que administradores nunca são punidos por coisa alguma na pt.wikipedia. Eu pelo menos nunca vi um administrador ser bloqueado por insultar outros usuários.

Eu não acho que os insultadores sejam valorizados. Mas imagino que uma resposta devida deveria vir de administradores que não ofendam outros usuários e que também bloqueassem outros administradores. Ou seja, todos os "ofendedores". Mas para ser sincero, ainda não vi isto por lá.

Imagino que esta resposta sim, seria respeitada.
De EP a 30 de Dezembro de 2008 às 17:24
Jorge os adminstradores apenas têm começado a "descontrolar-se" mais recentemente, no tempo antes dos 100.000 artigos havia uma "certa educação". O 555 auto-bloqueava-se, penso que o Nuno foi bloqueado quando exagerou. Desculpa mas não tenho tempo para procurar nos registos de bloqueio de toda a gente...

Actualmente os meios disponíveis não permitem descernir os motivos dos votantes, em vez de se votar no que a sanção de insultos, pedido de banimento, ou o que for, diz respeito, vota-se anti-sistema, ou pró-sistema, ou pelo historial do usuário ou da discussão. Olhando aos factos nunca...

E é bem mais fácil criticar todo um conjunto de pessoas, chamando-os de burros, ignorantes e golpistas do que admitir que fulano-da-minha-facção merece ser julgado. E é muito mais fácil dizer que são censores, ou afim, os sysops que tentam seguir os meios existentes, em vez de dizer que a falta de punição de insultadores sysops é devida a estes mesmos não se auto-punirem (como dizes) e aos não-sysops preferirem alimentar flamewars do que resolver pelos meios adequados.

Se forem pedidas sanções para um sysop insultador certamente que a comunidade aderirá (como no caso do OS2), mas o hábito é dizer que estão impunes. E em caso de derrota que houve uma panela.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds